Nos últimos 20 anos, o setor de hortifruticultura brasileiro evoluiu em termos de disponibilidade de informações, produção de qualidade e modernização da cadeia de comercialização. Na esfera internacional, o país arrecadou, em 2021, pela primeira vez na história, US$ 1 bilhão em receita com exportações de frutas frescas. Além da rastreabilidade que está avançando cada vez mais no mercado doméstico. 

A expansão da demanda mundial por água, alimentos e energia vem se intensificando nos últimos anos em decorrência do aumento populacional nos países em desenvolvimento e das mudanças no comportamento dos consumidores. 

Diante disso, as preocupações ambientais são recorrentes, tornando-se prioridade da agricultura para os próximos anos. Não somente no setor de HF mas toda a cadeia é totalmente dependente do meio ambiente, sendo assim, é fundamental a preservação dos recursos naturais e, também, a redução de desperdícios.

Em resumo: procura-se produzir mais e com qualidade, mantendo a produção em direção à sustentabilidade

Ações para cultivos produtivos e sustentáveis

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), o desenvolvimento sustentável pode ser considerado como o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades dessa geração, e, também, possibilitar atender as necessidades das gerações futuras. 

De forma que ao fazer um bom uso dos recursos disponíveis dentro de um processo produtivo e não esgotá-los, certificamos as necessidades atuais e a continuidade da atividade econômica.

Em cultivos de hortifrúti, a demanda por fertilizantes e água é elevada, portanto, alguns pontos devem ser adotados no campo para uma produção sustentável e de qualidade.  

O manejo e uso correto desses insumos são primordiais durante a etapa que antecede o plantio e também nas ações subsequentes, de maneira integrada, tais como:

Qualidade do material propagativo

A escolha da semente ou muda é o ponto inicial do ciclo da cultura. Assim é de extrema importância conhecer sua procedência e seu potencial genético.

Uma das características essenciais para o sucesso do plantio é a análise prévia do material, em relação à sua qualidade física, genética, fisiológica e sanitária, o que contribuirá para boa germinação e vigor da planta. Além disso, mudas de qualidade precisam possuir torrão bem formado com raízes ativas e de coloração branca, folhas sadias mas não excessivamente verdes e caule lignificado.

Janela ideal de cultivo

O início do plantio deve ser feito dentro da janela ideal para cada cultura, pois isso irá influenciar diretamente no estabelecimento destas diante de condições adversas como intempéries climáticas. 

Se feito no período inadequado, a taxa de acometimento das plantas quanto a doenças e pragas pode ser mais elevada, pois o plantio no momento inadequado pode ocorrer em um período em que há alta umidade no solo, por exemplo, gerando assim maior incidência de doenças em fases cruciais para o desenvolvimento da planta.

Nas culturas de hortifrúti esse desafio é intensificado, pois essas são mais sensíveis aos excessos de umidade, tanto do solo quanto do ar, tornando-as mais suscetíveis a doenças que podem provocar perdas de até 100% da produtividade.

Por isso, recomenda-se que o plantio seja realizado na época adequada, a fim de se reduzir significativamente o uso de defensivos agrícolas, colaborando assim para a sustentabilidade do sistema.

Qualidade física do solo

Solos com estruturas impróprias favorecem a redução da infiltração da água, aumentando o risco de ocorrer erosões, além de déficit hídrico e nutricional das plantas, já que as raízes de HF ficam concentradas na camada superficial do solo. 

Grande parte das culturas de cereais, por exemplo, são conduzidas com o mínimo de revolvimento da camada superficial do solo, porém as culturas de HF demandam um bom preparo.  

Há uma relação direta entre compactação e produtividade, pois, como as hortaliças possuem um sistema radicular sensível e pouco desenvolvido, caso encontrem alguma camada de solo compactada, suas raízes serão impedidas de se desenvolverem de maneira ideal, comprometendo assim o seu potencial produtivo.

Acidez do solo

Os solos brasileiros são, em geral, naturalmente ácidos em razão do alto grau de intemperização e da intensa lixiviação de bases trocáveis. A acidez é uma das principais características químicas relacionadas ao desenvolvimento de plantas, afetando a disponibilidade de quase todos os nutrientes. 

Nos cultivos de HF, a prática de correção do solo é fundamental, pois são espécies exigentes em saturação por bases (acima de 70%).

Outra medida importante é a operação da calagem para o sucesso da atividade agrícola e é recomendada a aplicação no mínimo 90 dias antes do plantio ou dentro do planejamento do sistema de rotação de culturas. 

Rotação de culturas

Essa prática consiste em alternar diferentes espécies vegetais numa mesma área. Importante destacar que, para as hortaliças, a falta de rotação de culturas é a raiz de todos os problemas. Se conduzida de modo adequado, essa prática auxilia no controle de plantas daninhas, pragas, nematoides e doenças devido à alternância de espécies de plantas hospedeiras. 

Além disso, melhora as características físicas, químicas e biológicas do solo, aumentando a incorporação de matéria orgânica, sendo esse um dos principais atributos definidores de produtividade em HF, assim como o condicionamento físico do solo.

Equilíbrio Nutricional

Para que o objetivo de uma produção quantitativa e qualitativa  seja alcançado, é de extrema importância que os hortifruticultores estejam atentos à nutrição mineral requerida pelos cultivos, para que o uso de fertilizantes seja feito de forma correta e sem desperdícios. 

HF de qualidade é com a Syngenta

Aliada ao produtor rural, a Syngenta conta com um portfólio completo para o setor hortifrúti, para que o potencial produtivo dos cultivos seja protegido desde o plantio até a colheita. 

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o portal da Syngenta e acompanhe todos os conteúdos do Mais Agro para saber tudo o que está acontecendo no campo